Quais os Principais Impostos ao Comprar um imóvel?

IMT - Imposto Municipal Sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis,

 

É o imposto pago sempre que existe uma mudança de proprietário de um imóvel, o IMT varia de acordo com o valor de aquisição de escritura ou valor patrimonial tributário (dos dois o mais elevado), a taxa a aplicar (de 1 a 8%), a sua localização e a sua finalidade, podendo existir casos em que pode estar isento do pagamento deste imposto.

IS - Imposto Selo 

É um imposto que surge regra geral à realização de contratos por exemplo contrato de compra e venda, contrato de financiamento bancário, entre outros. É taxado a 0,8% sobre o valor do imóvel 

IMI - Imposto Municipal sobre Imóveis 

O IMI varia entre 0,3% e os 0,8% mediante a tabela em vigor para cada ano que é emitida pelo governo e incide sobre o "valor patrimonial do imóvel" que poderá saber ao consultar a caderneta predial do imóvel.

 

Este imposto é pago por quem detiver a posse de um imóvel a 31 de Dezembro, assim caso adquira um imóvel por exemplo a 1 de Dezembro de 202X, no mês de maio do ano seguinte terá IMI para pagar que mediante o seu montante poderá ser pago de uma só vez ou em duas ou três vezes nos meses estipulados para esse efeito.